Tenho tantas ideias e coisas que quero fazer, mas não sei por onde começar
Dificuldade de priorizar
A desorganização não é só sobre ambientes bagunçados, é sobre os meus pensamentos que, a qualquer momento se espalham e se misturam, com aquela lembrança daquela frase vergonhosa de quando tinha 15 anos junto com a conta que está quase na hora de pagar, ao mesmo tempo que tento pensar na minha lista de coisas para fazer, além de como implementar os meus vários projetos pessoais.
Quando sento no computador para trabalhar nos textos que quero fazer, mas abro incontáveis abas de pesquisa, pois descobri um novo hiperfoco.
Tudo isso atrapalha nosso caminhar em função de nossos objetivos e sonhos, atrapalhando e consumindo nosso tempo, e aumentando a probabilidade de procrastinar, diminuindo ainda mais nossa autoestima.
Por isso saber identificar o que é mais importante e porque, é o primeiro passo para alcançarmos nossos objetivos, ou seja, aprender a priorizar é poder ser mais eficiente com o nosso tempo, fazer as coisas de forma mais rápido (e poder voltar a jogar Fallout 3 comendo batata) e poder voltar a fazer aquilo que realmente é mais divertido para você.
Portanto irei compartilhar um esquema de organização que passo para os meus clientes, para te ajudar a saber se você realmente deveria estar fazendo o que você está fazendo agora:
Como funciona:
1. Escreve todas as suas tarefas
2. Ao lado de cada uma delas faça 5 bolhinhas (ou quadrados, o que você gostar mais) numa coluna nomeada “Importante” e outra “urgente'“
3. E uma última coluna com o “total”
4. Determine quando você deveria fazer cada tarefa:
1-3 pontos: esquece, não é nem um pouco importante
4-5 pontos: Eventualmente você irá fazer
6-7 pontos: Assim que possível, você tem que fazer isso
8+ pontos: FAZER AGORA!!! VAI! VAI! VAI!
5. Dar um “ok”, quando você terminar uma tarefa.
Espero que esse esquema ajude vocês a ter um ponto de referencia para conseguir organizar as suas tarefas, na clínica, conforme meus clientes vão fazendo e treinando essa organização, vamos incluindo outras estratégias, como classificar as tarefas para saber a ordem para realizá-las, além de estratégias específicas para projetos e para as outras áreas da vida.